OCEMG / SESCOOP / MG

Artigos

 Cooperativismo: instrumento de desenvolvimento econômico e social


Publicado em 09/02/2018


Geraldo Magela da Silva

Em artigo, o professor e analista Institucional do Sistema Ocemg Geraldo Magela da Silva traça um histórico do cooperativismo a partir da constituição da primeira cooperativa do mundo, em Rochdale, na Inglaterra, em 1844, a chegada do movimento ao Brasil, cinco anos depois, e o seu desenvolvimento até os dias atuais. Trata-se de um rico apanhado de como o segmento superou barreiras para se consolidar em 13 ramos de atuação na economia brasileira.

O texto foi publicado no 26º exemplar da Revista Economistas, do Conselho Federal de Economia (Cofecon), edição referente ao 22º Congresso Brasileiro de Economia.

Download deste artigo

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h