OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

05/12/2017
Casa do Cooperativismo Mineiro reúne profissionais para Encontro Contábil

A relevância dos indicadores financeiros como base para a gestão e o processo decisório de uma cooperativa foram pauta do XIV Encontro Estadual dos Profissionais de Contabilidade das Cooperativas de Minas Gerais, evento que reuniu 86 participantes, na sede do Sistema Ocemg, no dia 28 de novembro.

Responsável pelas boas vindas ao público, o vice-presidente do Sistema Ocemg, Luiz Gonzaga Viana Lage, contou sobre sua formação em técnico em Contabilidade e Ciências Contábeis e enalteceu a relevância desse trabalho para o fortalecimento e desenvolvimento da cooperativa.

A programação do encontro trouxe temas como a Análise da Estrutura Financeira de Cooperativas; a Contabilidade como Ferramenta de Gestão: Fluxo de Caixa Operacional, de Investimento e de Financiamento; entre outros assuntos, que demostraram a relevância de se utilizar os indicadores financeiros para a tomada de decisão dos gestores.

A condução dos trabalhos ficou por conta do mestre em Controladoria e especialista em Ciências Contábeis, professor de Finanças da Faculdade Dom Cabral, Itamar Miranda Machado. "Os contadores precisam entender seu lugar dentro das organizações. Ninguém além de nós possui tantas informações sobre o empreendimento. Por isso, precisamos fazer bom uso delas, não apenas atender às demandas do Governo. A gestão de uma cooperativa é um dos nossos principais focos como profissionais de Contabilidade", alertou o palestrante.

A colaboradora da Coopecremt--FMG Ingrid Cardoso está se preparando para assumir um cargo no setor Contábil da cooperativa após concluir, no início de 2017, a graduação na área. ?Esse evento auxilia na preparação e entendimento, porque o que vemos na faculdade é mais voltado para o setor empresarial e meu trabalho será focado totalmente em cooperativismo", contou.

Já, a assistente contábil do Sicoob Nossacoop, Weder Rosa considerou o evento muito interessante para a capacitação voltada para o segmento cooperativista. "O que vejo de mais relevante é a valorização do profissional e a preocupação que o cooperativismo tem com a formação dos colaboradores. Isso é muito diferente do que acontece nas empresas e o resultado é muito melhor", contou.

Walter Parreiras, contador da Cooperi, de Belo Horizonte, desde 1996, afirmou que está sempre em busca de conhecimento. "O foco do conteúdo programático foi bastante financeiro e gerencial, peças importantes que devem ser valorizadas pelo contador para que ele saia daquele foco somente fiscal", completou.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100