OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

10/10/2017
Casa do Cooperativismo Mineiro recebe dirigentes da OCB-PE

Uma comitiva formada por cerca de 25 lideranças cooperativistas do ramo saúde do Estado de Pernambuco e representantes da OCB-PE esteve em Belo Horizonte, nos dias 4 e 5 de outubro, para uma visita à Casa do Cooperativismo Mineiro e à Unimed-BH. O grupo fez parte da ação de intercâmbio de experiências do programa Portas Abertas, do Sistema Ocemg.

Um dos objetivos da comitiva foi buscar o know-how de Minas Gerais no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). "Estamos trabalhando no Estado com o PDGC, um projeto que tem dado certo nas cooperativas locais, portanto estamos buscando na Ocemg e na Unimed-BH conhecer algumas boas práticas de gestão", ressaltou Oliveira.

As boas vindas ao grupo ficaram a cargo do presidente e do superintendente da organização, Ronaldo Scucato e Alexandre Gatti. Durante a abertura, foram apresentados os dados do cooperativismo mineiro, com foco no ramo saúde, que representa 18,7% das cooperativas do Estado e gerou, em 2016, 1.119 novos empregos - chegando a um total de 10.676 empregados.

Sobre o trabalho do PDGC em Minas Gerais, o diretor comercial da Unimed Caruaru, Paulo Gustavo Porto, deseja carregar boas ideias para casa. "Vou levar o que está dando certo por aqui e adaptar às nossas cooperativas do Estado de Pernambuco. Cooperativa é uma democracia, quanto melhor a gestão, mais vai fortalecer o cooperativismo pernambucano", disse.

PDGC mineiro

O destaque das cooperativas de Minas Gerais no PDGC é decorrente do trabalho das equipes dentro das organizações e do Sistema Ocemg. A gerente de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, Vitória Drumond, mostrou ao grupo o caminho traçado até a coleta de resultados: como sensibilizar as cooperativas, mostrar os ganhos obtidos com o programa e o que se traduziu em números.

"O PDGC não é só para as grandes. Podemos implementar boas práticas simples, baratas e criativas em cooperativas pequenas e colher ótimos frutos", destacou Vitória.
O roteiro do grupo pernambucano incluiu uma visita à Unimed-BH, vencedoras nas categorias prata e ouro do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão de 2015. "A premiação é consequência. O objetivo é, de alguma forma, deixar nossos públicos de interesse, sejam cooperados, clientes ou fornecedores, satisfeitos e atendidos em suas necessidades", destacou o coordenador de processos e qualidade da cooperativa, Helton Marcondes. 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100