OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

03/10/2017

Fecoagro Leite Minas inicia Planejamento Estratégico

"O momento de hoje foi sonhado há cerca de dois anos e a Fecoagro Leite Minas vem trabalhando sem medir esforços para que esse treinamento fosse disponibilizado para as cooperativas do setor em Minas Gerais". Assim frisou Luciana Martins, sócia e diretora do Núcleo de Cooperativas da M Prado Consultoria Empresarial, a respeito do Programa Planejamento Estratégico - Fecoagro, iniciado no dia 27 de setembro, na Casa do Cooperativismo Mineiro.

Os trabalhos do Programa serão divididos em módulos que totalizarão 56 horas. Sendo que os dirigentes que participaram do primeiro encontro têm a missão de designar um gestor de projeto em suas cooperativas, que serão peças imprescindíveis para a conclusão do projeto.

O objetivo é construir o planejamento estratégico das cooperativas participantes, visando definir o processo de desenvolvimento das prioridades de forma a garantir sua perpetuidade, em sintonia com os diferenciais comparativos e a competência das organizações.

Cerca de 20 presidentes e dirigentes de 13 cooperativas produtoras de leite estiveram presentes. O curso está fundamentado nos dados do questionário do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e nos indicadores dos últimos cinco anos do setor cooperativista leiteiro, levantados a partir do Programa de Acompanhamento Econômico e Financeiro das Cooperativas (GDA), ambos promovidos pelo Sistema Ocemg.

O presidente da Coopervap, de Paracatu, e da Fecoagro Leite Minas, Vasco Praça Filho, agradeceu o apoio do Sistema Ocemg desde a criação da Federação e ressaltou que é necessário dar visibilidade para as cooperativas do segmento. "Precisamos nos planejar de uma forma que nos dê base para que possamos explicar para as pessoas como é feita nossa produção. Muitas vezes o burocrata de instituições financeiras ou aqueles que legislam não têm ideia do que se passa na rotina de uma cooperativa", disse.

"A Federação tem um cunho político e de representação, porém, não estaremos verdadeiramente preparados sem estarmos organizados internamente ou sem que haja investimento em gestão", afirmou o diretor executivo da Fecoagro, Nidelson Falcão. Ele deixou ainda um questionamento: "Como projetar atuar em intercooperação se não sabemos para onde vamos, onde queremos chegar na nossa própria cooperativa".

Preocupados com que cooperativa cresça de forma sustentável e esteja pronta para possíveis turbulências, o presidente da Agroverde, de Campina Verde, Neber Severino Aquino, já havia contratado a M Prado Consultorias e, ainda assim, decidiu participar do Programa. "Esse network é muito importante para que possamos trocar ideias e situações que cada cooperativa está vivendo, para somarmos e tentarmos sair juntos desse momento delicado que o segmento está vivendo", completou. A Agroverde possui, atualmente, 1.200 cooperados.

Fortalecimento do Cooperativismo

Segundo a diretora do Núcleo de Cooperativas, Luciana Martins, que esteve à frente dos trabalhos do primeiro módulo do Programa Planejamento Estratégico - Fecoagro, a chave do sucesso de uma cooperativa está no comprometimento de seus associados com o empreendimento. "Os resultados esperados com o Planejamento Estratégico são o crescimento sustentável, aumento de produtividade dos funcionários e a elevação da satisfação dos clientes e cooperados", explicou.

Para ela, é preciso fazer um resgate do cooperativismo. "A receita básica do sucesso é ter um associado que entende que a cooperativa é um negócio dele", frisou.

As próximas fases do Programa abordarão Diagnóstico (30 e 31/10), Elaboração do Planejamento Estratégico (27 e 28/11) e Implementação do Planejamento Estratégico (18 e 19/11).

 

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100