OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

12/09/2017
Cooperativismo incentiva Censo Agropecuário

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) é uma das entusiastas do Censo Agropecuário 2017 a ser realizado pelo IBGE, a partir do dia 1º de outubro, em todo o país. A formalização do apoio ocorreu no final de agosto, quando foi assinado o acordo de cooperação entre as duas entidades.

O termo de compromisso foi assinado pelo diretor executivo do IBGE, Fernando Abrantes, e pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, durante o 5º Fórum de Agricultura da América do Sul, realizado entre 23 e 25 de agosto, em Curitiba (PR).

A OCB se comprometeu a implementar ações que divulguem a pesquisa e estimulem os produtores rurais associados a cooperativas agropecuárias a participarem do censo. Já o IBGE autorizou a OCB a acessar e a utilizar as informações consolidadas ao final da pesquisa.

Assim, ambas as instituições têm um único propósito: contribuir com o desenvolvimento do setor produtivo do país, por meio de ações específicas e, ainda, de políticas públicas elaboradas sob medida para atender às necessidades do setor.

A liderança cooperativista destacou que os números a serem coletados pelo IBGE refletem a realidade do setor e, com base no resultado do Censo, a OCB pretende ampliar o alcance das ações que visam ao desenvolvimento da gestão e da competitividade das cooperativas formadas por produtores rurais.

Para o IBGE, a parceria com a OCB significa importante ação de aproximação do Instituto com os informantes e usuários, pois a Organização congrega mais de 1,5 mil cooperativas agropecuárias e mais de um milhão de associados.

Sobre o Censo

O IBGE iniciará, no próximo mês de outubro, as operações do seu 10º Censo Agropecuário. Durante cinco meses, serão realizadas cerca de cinco milhões de visitas em estabelecimentos agropecuários de todo o país.

Serão levantadas informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.

O Censo Agropecuário 2017 vai subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias.
A ação permitirá a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, que irá a campo anualmente captar dados detalhados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas.

(Fonte: OCB)

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100