OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

05/09/2017
Encontro de TI aborda gestão, planejamento e licenciamento

O XII Encontro Estadual de Profissionais de Tecnologia da Informação (TI) das Cooperativas de Minas Gerais tratou sobre assuntos que estão em evidência no cotidiano das organizações. Tendo em vista que planejamento, licenciamento e back up são questões decisivas para a manutenção do bom andamento do negócio, o evento reuniu profissionais da área para debater soluções junto aos cerca de 80 participantes.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, falou durante a abertura do evento sobre o esforço da entidade em promover a capacitação dos colaboradores e cooperados, buscando a melhoria da gestão. "Estamos na era do conhecimento e a TI contribui significativamente para a preparação dos nossos dirigentes, pois é esta é a área responsável por conduzir as informações até nossas bases", frisou.

Abordando a questão do licenciamento de softwares, o administrador com experiência em gestão comercial e relacionamento de contas corporativas da Ingram Micro, Rangel Martons Soares, frisou a importância de se trabalhar em dia com a tecnologia. "Licença é o direito legal de instalar, usar, acessar, exibir, executar ou interagir com um programa", ressaltou. Soares apresentou o licenciamento da Microsoft.

As soluções de back up com a ferramenta Veeam foram abordadas pelo engenheiro de sistemas da empresa, Carlos Gomes. "Todos sabemos que é imprescindível proteger as máquinas, porém, devemos lembrar que não é só a proteção que importa, mas também a replicação para enviar esses dados para onde você precisa", disse.

Gestão em foco


O workshop Planejando Projetos de TI com o Canvas foi comandado pela engenheira eletricista, mestre em Ciência e Tecnologia Nuclear, Rosânia Fernandes, e pelo mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, Gustavo Teixeira. Os palestrantes focaram no aprimoramento de noções de gestão buscando a melhoria de processos e resultados.

Sobre a relevância de construir um planejamento de ações, Rosânia deu um exemplo: "Costumo fazer a analogia da construção de um avião no ar. Ou seja, é isso que nós fazemos todos os dias quando seguimos trabalhando sem planejar".

E o resultado da falta de gestão e organização das etapas do trabalho de uma equipe pode pesar no bolso da cooperativa. Para exemplificar, Teixeira citou uma máxima popular que fala que o empresário brasileiro prefere gastar dinheiro refazendo um serviço do que investir recursos no planejamento das ações.

Na prática

"Vou levar tudo o que estou vendo aqui para a cooperativa, pretendemos aplicar no nosso trabalho e aprimorá-lo", comentou a supervisora de TI da Cooper-Rita, de Santa Rita do Sapucaí, Carla Vilela.

Para o responsável pela área de TI da Coccamig, de Varginha, Jonatas Fagundes, a programação veio ao encontro dos anseios da cooperativa. "Existe um projeto de implantação das ferramentas que foram apresentadas, ou seja, foi uma ótima oportunidade para conhecermos melhor os softwares que estávamos buscando", contou.

Representante da Capbel, de Betim, a analista administrativo Eneida Selene acredita que o evento vai contribuir em diferentes setores. "Acreditamos que é muito importante mudar o sistema que usamos hoje em dia para algo mais atual, algo que acompanhe as mudanças. Vou batalhar para levar essa ideia para a cooperativa", afirmou.

Com um sistema próprio, desenvolvido na cooperativa, o analista de TI da Capebe, de Boa Esperança, Adriano José Rosa, aprovou a programação do encontro. "Coincidentemente estamos em busca de alternativas de back ups, então foi interessante conhecer a opção do Veeam. Assim como o gerenciamento de projetos, que é algo que estamos implantando agora no setor. Sempre houve bastante troca de prioridades, não se planejava muito, e como nós mesmos desenvolvemos nosso sistema, o gerenciamento correto de projetos é essencial para que tenhamos sucesso nas rotinas que aplicamos", frisou.

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100