OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

04/07/2017
Sistema Ocemg realiza 9ª edição do Dia C em BH

A Praça Carlos Chagas, mais conhecida como Praça da Assembleia, em Belo Horizonte, foi palco da celebração do Dia de Cooperar 2017 (Dia C), que trouxe como tema "Atitudes simples, movem o mundo". No último sábado, 1º de julho, centenas de pessoas passaram pelo local e participaram de atividades culturais, educativas e de estímulo ao voluntariado, mostrando o poder de mobilização do cooperativismo.

O evento contou com shows da cantora Aline Calixto e do Batuque Salubre, grupo de percussão da Escola de Artes do Instituto Unimed-BH. Houve também a apresentação da peça teatral "Selfie do Bem", da Cangaral Produções, criada especialmente para a principal data comemorativa do voluntariado cooperativista.

Entusiasta do cooperativismo, a cantora Aline Calixto se identificou com o propósito do Dia C. "Uma bandeira que levanto que a sociedade precisa ser mais justa com todo mundo e o voluntariado caminha nessa mesma estrada, promovendo mais igualdade, mais possibilidades para todo mundo", ressaltou.

"A inciativa do Dia C nos enche de orgulho como cooperativistas e entusiastas desse movimento que vai muito além do lado econômico. O que buscamos mostrar para a população com o Dia de Cooperar é um pouco dessa contribuição social das cooperativas", explicou o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

A celebração do Dia C em Belo Horizonte contou com a presença da gerente de Logística do Sistema OCB, Belmira Neves de Oliveira, que gostou do que viu. "Vejo como a campanha está crescendo no Brasil, com a divulgação do cooperativismo e o engajamento cada vez maior dos voluntários. Aqui, o evento ocorreu em um local muito bonito e agradável, com tudo muito bem dividido setorialmente, o que dá para ter uma dimensão do que é o cooperativismo nos seus vários ramos de atividade", disse.

Cooperativismo e bem-estar
Durante toda a manhã, o Sistema Ocemg proporcionou aos visitantes uma verdadeira viagem pela história do segmento, por meio da Trilha do Cooperativismo, um labirinto repleto de informações e curiosidades. Quem se arriscou a testar seus conhecimentos passou por um jogo interativo com questões sobre o cooperativismo e concorreu a brindes.

Outros espaços foram montados de forma a oferecer uma experiência completa aos visitantes. No Kids, os pequenos se divertiram com cama elástica, pintura facial e recreação e se deliciaram com pipoca e algodão-doce. Já no Degustação as pessoas puderam experimentar os produtos das cooperativas Aurora, Coopatos, Cocatrel, Cooxupé, Coopersete, Cemil e CCPR Itambé.

O espaço Exposição exemplificou a importância do cooperativismo na geração de emprego e renda. Dedo de Gente, Uniquartz e Cooperárvore apresentaram seus produtos e o público ainda pôde adquirir suas peças preferidas. O Espaço Crédito serviu para as cooperativas Sicoob Cofal, Sicoob Divicred, Sicoob Crediminas, Sicoob Credicom e Sicoob Central Cecremge tirarem as dúvidas da população quanto às cooperativas do ramo.

Voltado para o bem-estar do corpo e da mente, o espaço Saúde, ofereceu massagens relaxantes e exames rápidos como aferição de pressão e glicose, realizadas pela Coop Saúde. Já o Instituo Unimed e a Unimed-BH focaram no cuidado com o meio ambiente e distribuíram mudas de plantas para o público.

"Fiz uma massagem e ganhei uma muda de planta, que vou replantar. Sempre quis fazer parte do Dia C e, como trabalho com massagem, estou interessada em integrar o projeto como voluntária nas próximas edições", contou Meibe Rodrigues.

Com a filha e o marido, Juliana Pereira Cardoso soube da celebração na Praça pelas redes sociais e decidiu fazer um programa diferente. "Estou achando muito bom, principalmente, para conhecer os produtos de cooperativas. E o melhor: é um evento para toda a família", ressaltou.

Para saber mais sobre as ações das cooperativas mineiras na campanha do Dia C, acesse o blog do projeto.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100