OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

06/06/2017
Sistema Ocemg promove Encontro de Comunicação

O Sistema Ocemg realizou, no dia 1º de junho, em sua sede, o XIX Encontro Estadual dos Profissionais de Comunicação das Cooperativas Mineiras. O evento contou com cerca de 90 participantes e teve como tema "Como medir resultado", um aspecto fundamental no desempenho da atividade comunicacional.

"Não é possível medir sem planejamento", afirmou a diretora do Databerje e mestre em Ciências da Comunicação e Artes, Suzel Figueiredo, que acompanhou os trabalhos do grupo ao longo do dia. Para ela, os comunicólogos em geral vêm se escondendo atrás de uma máxima da impossibilidade de medição de resultados, que não é real. "Por muito tempo, demos a desculpa de que comunicação é algo intangível e abstrato.  Porém, as pesquisas de opinião, por exemplo, são uma forma de medi-la, afinal, comunicação nada mais é que opinião", observou.

O encontro contemplou uma análise de resultados de mídia a partir do projeto Dia de Cooperar (Dia C). O gerente de Comunicação e Marketing do Sicoob Crediara, de Araxá, Gustavo Santos, acredita que o exemplo do Dia C servirá de base para outras modificações na cooperativa. "Notei que é preciso rever os objetivos da nossa campanha, mas também dos demais projetos de outras as áreas, para que os resultados sejam mais afetivos e condizentes com as nossas metas", disse.

Rafael Oliveira Souza, contratado há três meses para implementar o setor de comunicação no Sicoob Crediagro, de Campos Altos, acredita que o conhecimento apreendido durante o encontro ajudará no desempenho de suas atividades. "Entre as minhas requisições, está entender qual é o meu público interno e o que eles conhecem sobre a cooperativa e os gestores. A partir desse entendimento, vamos partir para uma ação desse tipo", destacou.

Já o assessor do Sicoob Credioeste Vinícuis Regal, que atua na agência de comunicação que atende a cooperativa desde sua fundação, passou a ter uma nova visão acerca do tema. "Essa medição é um diferencial para a área. A partir dela, vamos conseguir focar em determinadas campanhas e ter condições de saber para onde vamos caminhar", ressaltou.

O encontro também contou com uma parte prática, que propôs aos participantes simularem a resolução de problemas comuns no cotidiano da comunicação de cooperativas, propondo objetivos, metas e estratégias para solucioná-lo.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100