OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

18/04/2017
Atenção ao prazo para o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão

Em sua terceira edição, o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão - Ciclo 2017 está com as inscrições abertas até o dia 28 de abril, no site pdgc.somoscooperativismo.coop.br. O prêmio é realizado a cada dois anos, pelo Serviço Nacional do Cooperativismo (Sescoop), em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), e reconhece as melhores práticas de gestão e governança, contribuindo para o desenvolvimento do cooperativismo no País. Para participar do certame a cooperativa deve integrar o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).

Como participar?

O primeiro passo é, ao finalizar o preenchimento do questionário de diagnóstico e autoavaliação do PDGC, confirmar sua inscrição no Prêmio, até a data estipulada (28 de abril).

Feito isso, inicia-se a avaliação, que consiste na verificação da pontuação obtida no questionário de diagnóstico e autoavaliação. Essa etapa servirá para definir as cooperativas que passarão para a próxima fase, dentro de cada um dos três níveis de maturidade. Aquelas que ficarem acima da linha de corte estarão aptas a continuar no processo. Neste momento, são levados em consideração os Índices Sescoop de Gestão (ISG), de Governança Cooperativista (ISGC) e de Sustentabilidade Cooperativista (ISSC), calculados automaticamente pelo Sistema do PDGC.

Entrando na fase de visita dos avaliadores, o Comitê de Gestão vai selecionar as cooperativas, de acordo com o nível de maturidade, a serem visitadas pela equipe. Os responsáveis pelas visitações vão verificar se as respostas dadas pelas cooperativas são reais no cotidiano da instituição. Serão, no mínimo, dois avaliadores, que poderão alterar respostas e ajustar a pontuação de acordo com as evidências apresentadas pelas cooperativas.

Na sequência, os dados apurados nas visitas serão avaliados quantitativamente pelo Comitê de Gestão, podendo as cooperativas serem reclassificadas ou desclassificadas. Esse trabalho servirá de base para a última etapa do processo do Prêmio, que é a avaliação da Banca Julgadora. De posse dos materiais previamente averiguados, ela decidirá, quais cooperativas serão agraciadas de acordo com as faixas de reconhecimento (Bronze, Prata e Ouro) e qual delas receberá o Destaque de Governança Cooperativa. O fechamento de todo esse processo e a entrega dos prêmios ocorrerá em um evento no dia 21 de novembro, em Brasília.

Para tirar dúvidas sobre como participar da premiação, basta entrar em contato pelo telefone (31) 3025-7072, junto à Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100