OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

18/04/2017
 Cidades aderem ao Programa de Educação Cooperativa

O Programa de Educação Cooperativa rompe fronteiras neste ano de 2017. Nove cidades estão aderindo à iniciativa que leva os valores do cooperativismo ao ambiente escolar. De fevereiro a abril, Pitangui, Campos Altos e Espera Feliz já receberam a visita de técnicos do Sistema Ocemg para reuniões com secretários de Educação e coordenadores pedagógicos de escolas do Ensino Fundamental. Ao longo do ano, será a vez de Santa Vitória, Ipiaçu, Monte Alegre, Santa Rosa da Serra, Caratinga e Nanuque ingressarem.

Implementado em 2011, o programa é considerado uma das principais ações do pilar de Promoção Social do Sistema Ocemg, ao disseminar a consciência e a cultura da cooperação para os professores e estudantes no ambiente escolar, na família, na comunidade e na cidade.

Voltado para professores e alunos do ensino fundamental do 4º ao 9ª ano de escolas municipais, estaduais, particulares e cooperativas educacionais, o projeto tem como parceiras as Secretarias de Educação e cooperativas locais, que recebem gratuitamente todo o material utilizado.

O trabalho é feito de maneira continuada e as cidades também recebem visitas para o acompanhamento e avaliação das atividades, como já foi feito em Ituiutaba, Machado Alpinópolis, Guaxupé e Carmo do Rio Claro. De maio a junho, estão programadas visitas para Frutal, Araguari, Guanhães, Pimenta, Guapé, Cataguases, Lajinha, Carmópolis de Minas, João Monlevade, Itabira, Caratinga, Nanuque, Morada Nova de Minas e Três Marias.

"O Programa de Educação Cooperativa vai ao encontro com o que é trabalhado em sala de aula, sobre valores, trabalho em equipe, cooperação. Tudo isso de uma forma dinâmica e interdisciplinar, que permeia todas as disciplinas", destacou Joelma da Silva Almeida, especialista da Secretaria de Educação de Ituiutaba.
O Programa já contemplou 13.649 estudantes, de 180 escolas mineiras. Ao todo, 1.090 educadores já foram envolvidos com o projeto. São, ao todo, 25 cooperativas apoiadoras em 28 cidades participantes.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100