OCEMG / SESCOOP / MG

Artigos

Diagnóstico Organizacional como Estratégia para o Desenvolvimento e a Competitividade das Cooperativas Mineiras - O Caso do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas PDGC

Publicado em 27/09/2016

Fabrício Henrique de Figueiredo
José Fidelis da Silveira
Vitória Resende Soares Drumond

O presente artigo discuti a importância de um diagnóstico organizacional como estratégia para o desenvolvimento e a competitividade das cooperativas mineiras a partir do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas - PDGC. O PDGC é uma ferramenta desenvolvida pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e pela FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) e possui o objetivo de, através de uma autoavaliação, mensurar e estipular o nível de maturidade dos empreendimentos cooperativistas em relação à gestão e a governança. Em Minas Gerais existem quase 800 cooperativas registradas e adimplentes junto ao seu sistema de representação estadual, o Sistema Ocemg. Este artigo, apresenta os resultados obtidos constatados a partir dos diagnósticos organizacionais, emitidos pelo PDGC, bem como sua evolução entre os anos de 2013 a 2015 junto às cooperativas aderentes mineiras e, com isso, responder à questão chave do estudo: houve evolução da gestão e governança das cooperativas mineiras após o diagnóstico organizacional obtido a partir da autoavaliação?

Download deste artigo

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h