OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

21/07/2015
Sistema Ocemg celebra Dia Internacional do Cooperativismo em grande estilo

Cerca de 600 cooperativistas estiveram presentes no Teatro Bradesco, em Belo Horizonte, para celebrar o 93º Dia Internacional do Cooperativismo, que este ano trouxe o slogan "Escolha cooperativismo. Escolha equidade". O evento aconteceu no dia 16 de julho e homenageou as cooperativas mineiras cinquentenárias de 2015. Na ocasião, também foi entregue a Medalha Paulo de Souza Lima, considerada a maior comenda do segmento em Minas.

Compuseram a mesa de honra da solenidade além do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho, o deputado federal Domingos Sávio, o vice-presidente da OCB, Esthério Colnago, o deputado estadual Antônio Carlos Arantes - presidente da Frencoop Estadual, o Secretário Municipal Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Julio Onofre Mendes de Oliveira, o vereador Wendel Mesquita - presidente da Frencoop Municipal, o presidente da Faemg, Roberto Simões, e o vice-presidente do Sistema Ocemg, Luiz Gonzaga Viana Lage.

Após agradecer a presença de todos, o presidente do Sistema Ocemg ressaltou os números do cooperativismo. Atualmente, são cerca 780 cooperativas presentes em Minas Gerais, 1,4 milhão cooperados e em torno de 40 mil pessoas trabalhando nas cooperativas. "De acordo com o último levantamento realizado, 8,2% do PIB do Estado é fruto do cooperativismo, o que não é pouca coisa", salientou.

Scucato também falou sobre a importância da educação para o progresso da sociedade. "Uma nação se faz grande através da alta escolaridade e instituições confiáveis. E é por isso que nós, cooperativistas autênticos, somos obrigados a fazer um chamamento público para que tenhamos uma orientação educacional decente neste país", declarou.

Em seguida, aconteceram as homenagens da noite, começando pelas cooperativas cinquentenárias do ano, que receberam uma placa comemorativa. São elas: Cooperativa dos Produtores Rurais do Prata Ltda (Cooprata), Cooperativa Agropecuária de Pompéu Ltda (Coopel), Cooperativa Agropecuária de Conselheiro Lafaiete Ltda (Cooperlaf), Cooperativa Agropecuária da Grande Belo Horizonte (CoopagBH), Cooperativa Agropecuária Carmo do Paranaíba (Carpec), Cooperativa dos Produtores Rurais de Virginópolis Ltda (Cooprovi) e Cooperativa Agropecuária do Vale do Santo Antônio (Capsal).

A Medalha do Mérito Cooperativista "Paulo de Souza Lima" foi entregue ao ex-presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop/MG) e deputado federal Domingos Sávio. Para o presidente da Cooperativa do Vale do Santo Antônio (Capsal), o evento vai além das celebrações. "É muito bom saber que, há 93 anos, muitas pessoas colaboraram para a fundação de uma organização tão forte e boa, que é o cooperativismo".

Para Gabriel Geraldo Soares de Souza, assessor jurídico da Cooprovi, participar do evento foi como renovar um filme da vida. "Eu vivenciei os 50 anos da cooperativa trabalhando ativamente e enfrentando todos os desafios. Graças a Deus, vencemos e estamos aqui sendo homenageados e preparados para enfrentar mais 50 anos", afirmou.

Comemorado em todo o mundo no primeiro sábado do mês de julho, o Dia Internacional do Cooperativismo reconhece a importância das cooperativas para o desenvolvimento econômico, social e cultural das sociedades.

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100