OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

17/03/2020
Encontro de entidades discute ações de fomento para agricultura familiar

Organizar e fortalecer a agricultura familiar no Estado, tendo o cooperativismo como forma de facilitar a atuação do produtor rural. Com esse foco, o Sistema Ocemg se reuniu, no dia 11 de março, no Centro de Treinamento do Cooperativismo Mineiro, com representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Emater-MG, da Fetaemg e do Sebrae Minas para alinhamento de ações.

O intuito da reunião foi conhecer os projetos que cada entidade realiza para identificar pontos de interseção. "A iniciativa busca mapear as ações de cada parceiro, organizar e criar um processo de intervenção e atuação para o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado, de uma forma mais alinhada, fluida e bem pactuada entre as entidades", explica a gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Andréa Sayar.

"Já temos executado várias ações em prol do cooperativismo, uma delas é o Programa Estadual de Cooperativismo da Agricultura Familiar e Agroindústria de Minas Gerais (Cooperaf-MG). E a reunião de hoje vem de uma demanda da Fetaemg para tratar com as associações e grupos de produtores da Região Metropolitana de Belo Horizonte", comentou Gilson Sales, superintendente de Apoio à Agroindústria da Seapa. Para ele, com a pontuação das áreas de responsabilidade de cada organização foi possível detectar onde existem sombreamentos e onde existem interseções, evitando ações repetidas e focando naquelas que podem ser fortalecidas.

O Cooperaf está sendo desenvolvido pela Seapa, juntamente com Sistema Ocemg, Emater-MG, Sebrae Minas, Fetaemg e Unicafes com o objetivo de ampliar e fortalecer as cooperativas da agricultura familiar e a agroindústria no estado, como forte estratégia para promover a melhoria da renda, a partir de ações que visam ao desenvolvimento. O programa foi anunciado pela secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, durante a celebração do Dia Internacional do Cooperativismo de 2019.

Participaram do encontro também quatro agricultores familiares das cidades de Bomfim e Ibirité. Eles transmitiram suas demandas e dificuldades relacionadas ao dia a dia no campo. ?Sou um pequeno produtor rural e quero crescer, desenvolver minha produção. Com a cooperativa, espero ampliar minha atuação, porque vai facilitar, principalmente, o deslocamento e o acesso ao mercado?, frisou Sebastião Alexandre dos Santos, produtor de ovos caipiras da região de Bomfim e membro da recém-criada Coopibom.

Andréa complementou explicando que a reunião faz parte de uma série de ações, iniciadas no ano passado, incluindo o Encontro dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Minas Gerais, sediado pelo Sistema Ocemg em junho de 2019. "Dentro do Programa de Desenvolvimento Sustentável Local começamos a identificar oportunidades e receber demandas para que pudéssemos organizar determinados setores e a agricultura familiar está entre eles", ressaltou.

Como resultado, ficou acordada uma nova reunião, em 7 de abril, no Centro de Treinamentos do Cooperativismo Mineiro para complementação das informações e início da formulação de um plano estratégico de atuação.

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h