OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

12/02/2020
Primeiro workshop de lançamento do Dia C 2020 é realizado em Varginha

A cidade de Varginha, no Sul de Minas, foi a primeira a receber o Workshop de Elaboração de Projetos de Desenvolvimento Sustentável Local promovido pelo Sistema Ocemg este ano. Nos dias 4 e 5 de fevereiro, 38 representantes de cooperativas da região se reuniram no Hotel Royal Café para receber e compartilhar informações e metodologias para a construção de projetos que visem à adoção de práticas sociais consistentes e transformadoras nas regiões de atuação das cooperativas. 

Desde 2018, quando a organização iniciou os lançamentos regionais, a meta é estar mais próximos das cooperativas, além de alcançar cada vez mais pessoas para orientá-las e capacitá-las sobre ações de responsabilidade social, voluntariado cooperativista e atividades relacionadas ao Dia C.

Durante o workshop, ministrado pelos analistas da Gerência de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg Rouzeny Zacarias e Thárcio Elízio, foram apresentados os números do Dia C nos últimos anos e realizados alguns debates.

Segundo Elízio, temas como Propósito, considerando a inserção das cooperativas nas comunidades e as responsabilidades vindas dessa relação; processos de mapeamentos da cadeia de valor para identificar áreas de atuação da cooperativa; e a construção de projetos e indicadores ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU compuseram a programação do encontro. Houve ainda apresentação de casos de sucesso de cooperativas voltados para a promoção do desenvolvimento sustentável local.

"Este ano estamos voltados a associar, de maneira mais efetiva, a cadeia social da cooperativa com a necessidade da comunidade em que está inserida e, assim construir um projeto robusto e contínuo de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável local", ressaltou Rouzeny.

Para a contadora da Cocatep, de Três Pontas, Siomara Silvério, participar do workshop é um incentivo para organizar melhor os projetos sociais em que a cooperativa atua. "Minha participação é no intuito de ouvir, aprender e adquirir experiência sobre o assunto. Saio com muita bagagem para fazermos um bom trabalho este ano", frisou.

"Participo de todos os workshops, desde o início. Este ano, vim com mais entusiasmo devido a essa previsão de fazer projetos que vão levar a ações que podem ser medidas com indicadores de resultados", reforçou Tânia Maran Magalhães, diretora de Controle da Unimed Poços de Caldas. Segundo ela, que participou do workshop juntamente com a analista de comunicação da cooperativa Ana Helena, a intenção é dar continuidade ao projeto que já realiza, mas com novos conceitos e ideias aprendidos durante as oficinas.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h