OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

04/02/2020
Sistema Ocemg realiza curso Condução de Assembleias em Cooperativas

As assembleias são primordiais para o atendimento de um dos princípios do cooperativismo: a Gestão Democrática pelos Cooperados. Tendo em vista a importância deste momento, o Sistema Ocemg dispõe em seu portfólio o curso Condução de Assembleias em Cooperativa, realizado nos dias em 3 e 4 de fevereiro, na Casa do Cooperativismo Mineiro, e já tem uma nova turma agendada para 10 e 11/02.

O curso permite aos participantes que conheçam os fundamentos necessários para a realização de assembleia desde a preparação até a formalização posterior. Temas como a criação de editais e publicações, votação, representação por delegados, quórum para a instalação, entre diversos outros foram abordados. Cerca de 20 participantes de cooperativas dos ramos crédito, agropecuário, saúde e trabalho, produção de bens e serviços compuseram a primeira turma.

O instrutor Luiz Humberto de Castro comentou que é preciso, cada vez mais, haver criatividade e conhecimento do segmento para atrair os cooperados para as assembleias. "Elas são uma exigência legal e também são um momento muito importante de exercício da democracia dentro das cooperativas", comentou. E frisou: "Devemos ter em foco que as cooperativas têm um potencial enorme de reunir pessoas em trono de um mesmo foco", disse.

O superintendente da Carmocer, de Carmo do Paranaíba, Gustavo Santos, apontou que o que mais o motivou a buscar o curso foi acumular conhecimento para atrair cada vez mais cooperados para as assembleias da cooperativa. Segundo ele: "Nossa participação é, de certa forma, expressiva: dos 54 cooperados, costumamos receber uma média de 40 associados nas assembleias. Além disso, todos os nossos diretores não têm remuneração, todos atuam de forma voluntária tanto nas assembleias quanto no dia a dia da Carmocer", frisou.

"O processo de assembleia de uma cooperativa é muito complexo e envolve uma interação com o cooperado. Nele podem existir alguns pontos de conflito que devem ser pontuados de forma que a cooperativa não seja mal interpretada e, ao mesmo tempo, que o associado tenha o esclarecimento satisfatório", complementou Brener Werneck, gerente administrativo do Sicoob Credcooper.

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h