OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

14/01/2020
Cooperativismo: reorganização dos ramos já está em vigor

Aprovada em março de 2019 em Assembleia, a reorganização dos ramos do cooperativismo já está em vigor. O Sistema OCB afirma que a mudança dará mais força para o setor.

Os ramos foram ressignificados e outros se uniram. Anteriormente eram 13 e agora são sete ramos: Agropecuário; Crédito; Saúde; Transporte; Consumo; Infraestrutura; Trabalho, Produção de Bens e Serviços.

De acordo com a Unidade Nacional, a rotina das cooperativas não será alterada. Essa reorganização fortalecerá estrategicamente os setores. O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, ressalta a relevância dessa mudança para o robustecimento do cooperativismo. "Devemos evoluir com o passar dos anos, com vistas em nos mantermos sempre na vanguarda, competitivos em um mercado cada vez mais concorrido. Os ramos agora estabelecidos serão imprescindíveis para a proposta que o segmento cooperativista pretende para o futuro das cooperativas de todo o país", frisou.

A cartilha divulgada pelo Sistema OCB disponível para consulta no Portal do Sistema OCB (www.ocb.or.br/publicacoes) detalha a função da divisão em ramos: A Lei nº 5.764/1971 diz que o registro das cooperativas é de competência da OCB. A partir de análises técnicas das atividades econômicas exercidas, os ramos das cooperativas foram estruturados.

O objetivo é organizar internamente as ações e projetos de representação das cooperativas brasileiras. Isso significa que os ramos não definem a legislação aplicável, o tratamento tributário ou o enquadramento sindical da cooperativa.

(Fonte: Sistema OCB)

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h