OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

10/12/2019
Sistema Ocemg forma 5ª turma do Programa Lidercoop

As aulas da 5ª turma do Programa de Gestão Avançada para Lideranças (Lidercoop) foram finalizadas nos dias 5 e 6 de dezembro, no Centro de Treinamento do Cooperativismo Mineiro. Trinta e seis participantes da iniciativa assistiram ao módulo final, com os temas Gestão da Inovação e Sustentabilidade.

Desenvolvido pelo Sistema Ocemg em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), o Programa auxilia as cooperativas na implementação de melhorias apontadas no diagnóstico do PDGC. Voltado para dirigentes, o Lidercoop preza pela capacitação com foco específico na gestão de cooperativas e desenvolvimento de reflexões sobre temas atuais, como gestão de risco, inovação, gestão de mudança, liderança, mercado e clientes.

Para o professor da FDC, Pedro Lins, o tema Sustentabilidade foi muito bem escolhido para fechar o curso, afinal, as cooperativas devem agir sempre pensando em como atingir sua perenidade. Ele ainda alertou sobre a grande concorrência no mercado nos tempos atuais e como o negócio cooperativo pode continuar se destacando: "O consumidor procura, cada vez mais, por um fornecedor que seja ético e, caso ele não seja, existem diversas outras opções para satisfazê-lo. Diferencial competitivo é sustentabilidade, ou seja, contribui para que sua cooperativa siga firme no mercado".

O presidente da Cocatrel, de Três Pontas, Marco Valério, integrante da turma, afirmou que acredita muito na capacitação e em estar preparado, munido do máximo de informações para atuar nas cooperativas nos dias atuais. "É extremamente importante que os gestores, que já têm sua bagagem cultural e de conhecimento do negócio, se aprimorem também em relação à gestão", frisou.

"O Lidercoop foi de extrema importância para nós. O curso de maneira geral foi todo muito interessante, a interação também, tanto no sentido da amizade que se cria entre os participantes quanto para trocas profissionais", frisou Maria das Mercês, Diretora Comercial e relacionamento Institucional da Unimed-BH.

Segundo o diretor administrativo do Sicoob Centro-Oeste, de Itaúna, Rogério Sandro Silva Diniz, o que mais chamou atenção nas aulas do programa foi a riqueza das discussões propostas. "A turma é bastante heterogênea e permite a troca de informações, que é salutar em diversos sentidos, já que as cooperativas estão em constante mutação", ressaltou.

O programa foi criado em 2015 e, até o momento, 182 gestores e dirigentes cooperativistas mineiros já passaram pela capacitação.

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h