OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

04/11/2019
Seminário de Responsabilidade Social apresenta resultados do Dia C 2019

Integração, sustentabilidade e aprendizado deram o tom do XIII Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas Mineiras, realizado no último dia 3 de dezembro, em Belo Horizonte. Cerca de 300 dirigentes, cooperados e colaboradores prestigiaram o evento e se encantaram com histórias motivadoras e palestras sobre empreendedorismo cooperativo e transformação social.

Durante a abertura do evento, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, reafirmou a importância da responsabilidade social no ambiente cooperativo. "Não se constrói um paraíso social em cima de uma ruína econômica. Devemos pensar no Dia de Cooperar, que é hoje o maior movimento de voluntariado do Brasil, como parte do nosso negócio", frisou.

Em palestra sobre as Oportunidades do Cooperativismo Mineiro se Posicionar como Agente de Transformação, o diretor de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral (FDC), Ricardo Siqueira, que é membro do Comitê Brasileiro do Pacto Global da ONU, pontuou: "Entre os grandes desafios que temos em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um dos mais importantes é divulgá-los para a sociedade, para que as pessoas os entendam melhor e as empresas e organizações os adotem em seu cotidiano". O Sistema Ocemg se tornou a primeira Unidade Estadual cooperativista signatária do Pacto Global durante o Seminário de Responsabilidade Social de 2018. Os ODS fazem parte de uma agenda mundial para erradicação da pobreza e busca pela igualdade.

Abordando as possibilidades do empreendedorismo cooperativo, a professora e mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, Maria Flávia Bastos, alertou para o papel de cada pessoa na realização de ações de voluntariado. "O que precisamos, hoje, é de gente que, por meio de micro revoluções diárias, vão transformando para melhor seus bairros, cidades, Estado e país", frisou.

A programação trouxe ainda um momento de interação durante a apresentação do grupo Trampulim, que se apresentou com o espetáculo "Pratubatê" e animou  os participantes.

Exemplo de sucesso

Ao apostar na abertura de um Posto de Atendimento na comunidade do Alto Vera Cruz, maior favela de Belo Horizonte, o Sicoob Credimonte, de Santo Antônio do Monte, gerou oportunidades e representatividade para as cerca de 150 mil pessoas que moram no local.

O caso de sucesso foi apresentado durante o Seminário pelo presidente da cooperativa, Antenógenes Junior, que afirmou: "Ao abrirmos o PA levamos em consideração o potencial financeiro e humano da comunidade. São pessoas que ganham e mantém o dinheiro circulando no local", explicou. Ainda segundo ele, desde a abertura da agência, em maio, já são cerca de 1.200 cooperados, entre pessoas físicas e jurídicas.

A parceria com a Central Única das Favelas (Cufa) foi primordial para o sucesso do empreendimento. "Costumo dizer que a comunidade não é um território de carência, mas de potência. Hoje somos mais de 13 milhões de favelados no Brasil e consumimos cerca de R$ 7 bilhões por mês", complementou a presidente da Cufa Minas, Marciele Delduque.

Na mesma linha, um bate papo com o líder comunitário Mestre Zumbi trouxe inspiração de ações que fazem a diferença na vida da população. De acordo com ele, mesmo sem ter qualquer conhecimento teórico, começou a aplicar conceitos de planejamento estratégico e organização social no bairro periférico de Cubatão (SP) chamado Vila Esperança, mudando a realidade local, e mostrando a importância de acreditar nos sonhos: "Eu não desisti de mudar o mundo com o passar dos anos, mas me dediquei a buscar mudar o bairro onde moro, a frente da minha casa, o local onde trabalho...isso eu posso fazer todos os dias".

Resultados do Dia C 2019

Divulgados durante o Seminário, os resultados das ações do Dia C 2019 em Minas Gerais registraram 278 cooperativas participantes que realizaram 180 projetos em 299 municípios. Ao todo, 42.190 voluntários foram mobilizados, cujo esforço culminou em quase 1,5 milhão de pessoas beneficiadas.

Na oportunidade, as cooperativas participantes do Dia de Cooperar receberam uma homenagem do Sistema Ocemg por meio de um troféu e também o Livro de Resultados do programa lançado durante o evento. A publicação traz as fotos e a descrição de todos os projetos realizados durante o período da campanha de 2019. 

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h