OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

26/11/2019
Projeto integrado de inclusão produtiva beneficiará diversos municípios em Minas

No último dia 20 de novembro, o Sistema Ocemg recebeu em sua sede a Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, acompanhada do subsecretário da pasta, Raphael Vasconcelos e do superintende de integração da secretaria, Henrique Carvalho. Na ocasião, os representantes apresentaram ao Sistema um projeto de fomento ao desenvolvimento local de 16 municípios mineiros da Região do Mucuri. Segundo a secretária, a expectativa é incentivar uma proposta de inclusão produtiva, considerando também a organização dos produtores familiares em cooperativas, o que, por consequência, poderá contribuir e impactar positivamente diversos indicadores da região. Além disso, a proposta inclui o estabelecimento de políticas públicas específicas nesse sentido.

A equipe mencionou durante a reunião que atualmente Minas gerais tem 30% da população inserida no CAD Único - um cadastro nacional da população em risco social, esclarecendo que o objetivo é diminuir esse número, a partir de investimentos na agricultura familiar e no cooperativismo, entre outras ações. De acordo com o superintendente Henrique Carvalho, o levantamento de municípios para início do projeto foi feito a partir de regiões que apresentam os menores índices de IDH do Estado e que a expectativa é, em quatro anos, ampliar a proposta para cerca de 74 cidades.

Na ocasião, o presidente do Sistema Ocemg sinalizou positivamente para a parceria e sugeriu a integração ainda com a Fetaemg, que também tem projetos nessa linha. "Esse assunto está intimamente alinhado aos nossos interesses. Recebemos recentemente a Fetaemg com uma proposta também nesse sentido, visto que já temos cooperativas da agricultura familiar e que precisamos disseminar essa cultura", disse Ronaldo Scucato. Por sua vez, Elizabeth Jucá ressaltou que a secretaria já está em contato também com a Fetaemg e que o objetivo é justamente unir forças para fazer a transformação social acontecer. "Queremos dar o pontapé inicial em uma parceria ampla para mudar realidades e fomentar o desenvolvimento local, a partir da organização de cooperativas e retirada de pessoas do CAD único", afirmou.
Ao final da reunião, foram nomeados os técnicos responsáveis para o encaminhamento da parceria e início das tratativas práticas.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h