OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

29/10/2019
Palestra Orientações Básicas sobre Cooperativismo recebe público diversificado

Realizada quinzenalmente e de forma gratuita pelo Sistema Ocemg, a Palestra de Orientações Básicas sobre o Cooperativismo recebeu, no dia 23 de outubro, mais de 20 participantes. O curso foi realizado no Centro de Treinamentos do Cooperativismo Mineiro, em Belo Horizonte, e teve como foco orientar e tirar as dúvidas sobre os fundamentos e o funcionamento de uma cooperativa.

O conteúdo da palestra aborda, por exemplo, a história do cooperativismo, bem como as atribuições contábeis, administrativas e jurídicas do negócio cooperativo. O curso atraiu diferentes públicos como pessoas que acabaram de ingressar ou que desejam criar uma cooperativa.

É o caso de Sheyla Alves, de Ibirité, que, a partir de um trabalho junto a pessoas em situação de rua do município, se uniu a outras pessoas e estão viabilizando a criação de uma cooperativa social. "Hoje temos um terreno de cerca de 7 mil metros para montarmos a cooperativa. Nosso intuito é capacitar esses moradores de rua, proporcionar oportunidades de trabalho, seja em uma horta, em uma padaria, dando-lhes dignidade para voltarem a sociedade", contou.

Em seu primeiro contato com o cooperativismo, após anos trabalhando no setor empresarial, Messias Emanuel, que atua na coordenação financeira e administrativa da Cooperau, de Betim, sentiu a necessidade de conhecer mais sobre o segmento cooperativista. "Meu primeiro interesse em relação à palestra foi conhecer melhor o contexto do cooperativismo", disse.

Aquiles José Barbosa, que acaba de assumir um posto no conselho Fiscal da Cecrem de Belo Horizonte, aproveitou o período de férias para aprender mais sobre como funciona a cooperativa. "Vim conhecer e entender o conceito do cooperativismo e o que precisamos desenvolver para contribuir para o desenvolvimento do negócio cooperativo", finalizou. 

O analista do Sistema Ocemg Rogério Coelho esclareceu dúvidas dos participantes e reforçou durante a palestra que as cooperativas são formadas pela união de pessoas, de forma voluntária, e com objetivos em comum. Ele apresentou as leis que regem o segmento e os demais aspectos para a constituição e administração do negócio.

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h