OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

03/09/2019
Encontro dos Profissionais de TI das Cooperativas tem público recorde

Transformação digital e proteção de dados foram os temas que nortearam o XIV Encontro Estadual dos Profissionais de Tecnologia da Informação (TI) das Cooperativas de Minas Gerais. O evento aconteceu no dia 29 de agosto, na sede do Sistema Ocemg, e reuniu quase 100 participantes.

Sobre a importância da programação, o vice-presidente da organização, Luiz Gonzaga Viana Lage, enfatizou: "os debates registrados neste encontro não valem para ao amanhã, mas, sim, para o hoje, o agora, pois são muito atuais".

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, reforçou que a atuação dos profissionais de TI é fundamental para o sucesso do empreendimento. "São vocês que vão nos conduzir e fazer com que entremos na transformação digital com sabedoria", disse. 

O fenômeno da transformação digital e o uso da tecnologia para melhorar o desempenho e resultados das empresas foi abordado pelo consultor e Doutor em Ciência da Informação, Fernando Zaidan. Ele explicou que as mudanças advindas deste processo devem ter a TI como parte fundamental para sua realização, não sendo apenas o suporte. "Na transformação digital, o profissional de TI é a interseção entre os executivos e a tecnologia e deve se posicionar para trazer sempre soluções", comentou.

Já a discussão sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), de nº 13.709/2018, foi conduzida pela advogada especialista em Direito Digital Patrícia Peck, que abordou a realidade mundial em relação a segurança de dados, a criação da legislação no Brasil e as adequações que as empresas devem fazer dentro do prazo de um ano, quando a lei começa a valer.

Patrícia contou que a lei brasileira foi uma das últimas quatro a serem criadas no mundo, juntamente com países como Haiti, Cuba e Venezuela. "Nosso desafio é estarmos aptos para atender a uma legislação deste nível da 13.709 com uma cultura de compartilhamento tão enraizada entre nós", disse.

Em 2019, além de a LGPD entrar em vigor, o Código de Defesa do Consumidor celebra 30 anos de sua criação. A especialista atenta para o fato de que será muito importante que as cooperativas estejam atualizadas com as especificações da lei.

Tendências e Inovação

O conteúdo das palestras gerou reflexões entre os participantes sobre o trabalho a ser realizado tanto para acompanhar a transformação digital quanto em relação à segurança dos dados das cooperativas. "Estou participando do encontro para adquirir conhecimento e, ao chegar na cooperativa, replicar para diretoria e equipe", comentou o assistente de TI do Sicoob Credibelo, Daniel Almeida.

"Gostei muito da palestra sobre a LGPD. É um bom tema, cujas informações vão contribuir para a implementação do novo processo na cooperativa", comentou Rodrigo Fagundes, técnico em Informática da Unimed Inconfidentes.

A analista de Sistemas da Fencom, Erika Damasceno, concordou com a relevância do assunto sobre a legislação e pensa em soluções para o setor. "É preocupante a quantidade de adequações que teremos que fazer em tão pouco tempo. Trabalhamos com um sistema que tem muitos dados de cooperados e vamos atuar na criação de um processo para nos adaptarmos para atender nova Lei", comentou.

Sobre as mudanças advindas da tecnologia, o gerente de TI da Coopadap, Jalon Salum, salientou: "Nossa tendência é evoluir na área tecnológica, caminhando para indústria e o agronegócio 4.0. Atualmente, na cooperativa, ainda não temos nada robotizado, mas estamos caminhando para isso".

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h