OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

20/08/2019
Sistema Ocemg investe em ações de monitoramento das cooperativas mineiras

Com foco em conhecer o cotidiano e as demandas das cooperativas, o Sistema Ocemg disponibiliza um trabalho de visitas técnicas e de relacionamento. Em 2019, foram feitas 112 visitas, em todas as regiões do Estado, incorporando dois programas oferecidos pela organização - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e Programa de Acompanhamento Econômico e Financeiro das Cooperativas (GDA).

A iniciativa voltada para o PDGC, registrou 107 visitas. Em cada imersão, a intenção é dar suporte às cooperativas na aplicação das boas práticas de gestão e governança e validar os quesitos que são preenchidos na ferramenta do programa. Também são oferecidos workshops sobre preenchimento e os diferentes quesitos abordados no PDGC. A previsão é chegar a 150 visitas ainda este ano.

Além disso, a partir das devolutivas relacionadas ao GDA, realizadas no segundo semestre, foi intensificado o calendário de visitas da iniciativa. Até o momento, foram cinco visitas e estão previstas outras 50 até o fim do ano. 

O GDA viabiliza um monitoramento sistemático dos principais indicadores de desempenho econômico-financeiro do segmento, permitindo que as informações de balanço das cooperativas sejam transformadas em dados gerenciais. Serão feitas devolutivas para cooperativas dos ramos Agropecuário e Transporte, com base nas informações contábeis de 2018. 

Ainda, dentro do escopo de atividades para o desenvolvimento e monitoramento de cooperativas, também é realizado o Programa Educa OQS, que além dos módulos de capacitação coloca à disposição das cooperativas as visitas técnica em OQS, Cine Ocemg e a Oficina da Cooperação. Além dos módulos que estão acontecendo desde março, até o momento já foram realizadas duas apresentações do cine Ocemg e uma da oficina da cooperação, as visitas de acompanhamento do Educa OQS terão início neste semestre.

Este ano, as Oficinas da Cooperação foram realizadas em duas cooperativas e a sua metodologia consiste em apresentar a educação cooperativista de forma mais dinâmica, priorizando o aprendizado por meio de jogos. A cooperativa que desejar receber esta iniciativa deve entrar em contato com o Sistema Ocemg pelo telefone (31). 3025-7072.

 

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h