OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

09/07/2019
Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado no mundo todo

Uma das principais datas do segmento mundial foi celebrada em 6 de julho: o Dia Internacional do Cooperativismo. Este ano, o tema escolhido foi "Cooperativas em prol do trabalho decente", com o intuito de reforçar que as cooperativas são empreendimentos centrados nas pessoas, caracterizados pelo controle democrático, que prioriza o desenvolvimento humano e a justiça social no local de trabalho.

Celebrado anualmente no primeiro sábado de julho e em sua 97ª edição, o Dia Internacional do Cooperativismo joga luz nas contribuições do setor para a resolução das principais questões propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Um dos exemplos de que as cooperativas são importantes atores na geração de empregos é que elas empregam 280 milhões de pessoas ao redor do mundo, o que representa 10% da população ativa que trabalha em cooperativas. São mais de 376 mil empregos gerados no Brasil. Além desses números, vários estudos fornecidos pela Organização Internacional da Indústria e Cooperativas de Serviços (Cicopa) confirmam que, em relação ao emprego em outros setores, os empregos em cooperativas tendem a ser mais sustentáveis ao longo do tempo, a diferença entre a renda mais baixa e a mais alta é menor, e existe uma melhor distribuição de renda entre áreas rurais e urbanas.

Em pronunciamento em vídeo sobre o Dia Internacional do Cooperativismo deste ano, o presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Ariel Guarco, disse que as cooperativas são "uma ferramenta que melhora o desenvolvimento humano e a justiça social através do trabalho".

Já Guy Ryder, Diretor Geral da Organização Internacional do Trabalho, enfatizou a importância do modelo de negócios cooperativo para o trabalho decente: "as cooperativas estão dando passos concretos em direção à justiça social, igualdade e a não discriminação".

Reforçando seu compromisso com o futuro do programa de trabalho, a ACI recentemente renovou sua parceria com a OIT que também reconheceu em sua declaração do Centenário para o Futuro do Trabalho que as cooperativas são impulsionadoras do trabalho decente, emprego produtivo e melhoria das condições de vida de todos.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100