OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

11/06/2019
Suspensa decisão que autorizava desconto de contribuição sindical sem manifestação do empregado

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, no final do mês de maio, uma decisão que permitia que fosse feito o desconto de contribuição sindical sem a prévia manifestação do empregado.

Segundo explica o gerente Jurídico do Sistema Ocemg, Luiz Gustavo Saraiva, a determinação da ministra corrobora o texto da Reforma Trabalhista, de 2017, que afirma que o pagamento da contribuição sindical deixou de ser obrigatório e só seria descontado da folha de pagamento com a autorização do empregado.

Ocorreu que alguns dos sindicatos laborais atuantes no Brasil entenderam que a aprovação individual poderia ser suprimida por uma manifestação por meio de assembleias, o que, possivelmente, não representa a vontade de cada um dos empregados.

"O STF decidiu, então, que essa aprovação por meio de assembleia não supre a exigência da manifestação de cada trabalhador", esclarece Saraiva.

Essa decisão impõe uma derrota ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul, que havia conseguido uma decisão favorável junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) autorizando o recolhimento da contribuição sindical dos empregados da empresa Aeromatrizes Indústria de Matrizes.

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100