OCEMG / SESCOOP / MG

Giro Cooperativo

Home > Fique por Dentro > Giro Cooperativo

21/05/2019
Sicoob Credimonte prepara inauguração de primeiro PA em favela de BH

O Sicoob Credimonte será a primeira instituição financeira a abrir uma agência completa dentro de uma favela, em Belo Horizonte. A cooperativa se prepara para inaugurar, em 31 de maio, um Posto de Atendimento, na comunidade Alto Vera Cruz, localizada na zona Leste da capital mineira.

A cooperativa, com sede em Santo Antônio do Monte, optou por ir para BH com uma estratégia focada em um nicho de mercado. Para tal, o Sicoob Credimonte contou com a parceria da Central Única das Favelas (Cufa), ONG originária do Rio de Janeiro cuja essência é a promoção social das favelas.

A escolha do local se deu por indicação da Cufa e a partir de estudo da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SMDE), que apresentou regiões não bancarizadas e potencialmente bancarizáveis. O Alto Vera Cruz se destacou pela força do comércio local, que atende não só aquele bairro, mas todo o entorno.

Complementando estas informações, a cooperativa contou ainda com um levantamento territorial com um raio X da economia naquele bairro. "O local foi escolhido de forma bem embasada. Hoje temos certeza do grande potencial econômico daquela região", afirma Antenógenes Júnior, presidente do Sicoob Credimonte.

Sobre a comunidade em que o PA será instalado, o presidente da CUFA, Francis Santos, frisou que era muito comum ouvir que "no Alto Vera Cruz tem tudo, só não tem banco". E com orgulho ele conclui: "agora não falta mais nada".

Entre os nove colaboradores contratados para o PA, seis são naturais do Alto Vera Cruz e região. "Encontramos mão de obra altamente qualificada na comunidade. São todos formados e com excelente experiência", afirmou Gabriela Resende, responsável pelo RH do Sicoob Credimonte.

Além disso, o Sicoob Credimonte investirá na criação de linhas de crédito especiais para atender às demandas das pessoas que moram no seu entorno. "Um dos grandes diferenciais da cooperativa é entender as vocações locais para ofertar opções que promovam o crescimento da economia da comunidade", afirmou Leandro Meireles, superintendente da cooperativa.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100