OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

15/04/2019
Sescoop capacita 500 mil pessoas por ano em todo o Brasil

Em 2019, o Sescoop, que é o "S" do cooperativismo, completa 20 anos de atuação com um reconhecido trabalho em prol do segmento. Com o propósito de capacitar pessoas para desenvolver as cooperativas e o Brasil, a entidade atua em três grandes áreas: capacitação profissional, monitoramento e promoção social, que alinhadas estimulam o aprimoramento da gestão e a competitividade do setor.

O Sescoop foi criado pela Medida Provisória nº 1.715/1998 e regulamentado pelo Decreto nº 3.017/1999 e, desde então, vem promovendo a capacitação de milhares de cooperativistas em todo o país, contribuindo para a efetiva construção de um país melhor.

Cumprindo seu papel, a entidade investe na oferta de um vasto portfólio de atividades de formação profissional e promoção social tanto em âmbito nacional quanto estadual. Para se ter uma ideia da relevância dos serviços ofertados para o público cooperativista, somente em 2018, foram contabilizadas mais de 49 mil participações nas ações de capacitação e promoção social realizadas pelo Sescoop/MG. No Brasil, segundo dados do Sistema OCB, no mesmo período, mais de 500 mil pessoas foram capacitadas pela entidade.

"O Sescoop-MG tem sido um divisor de águas na capacitação dos gestores, empregados e dirigentes das cooperativas mineiras. A qualidade dos programas desenvolvidos coloca nos coloca em uma posição de vanguarda no processo de formação do público cooperativista", ressalta a gerente de Capacitação do Sistema Ocemg, Andréa Sayar.
O ciclo de atuação do Sescoop se baseia em "Diagnosticar", ou seja, identificar junto com os cooperados, por meio de ferramentas de avaliação, as oportunidades e desafios do negócio cooperativo; "Gerar conhecimento", a partir das informações de diagnóstico do ambiente interno e externo das cooperativas, analisando informações que vão basear todas as estratégias; e -"Oferecer soluções de desenvolvimento humano e organizacional", a partir da apresentação e  implementação de ações conectadas com as necessidades das cooperativas.

Cooperativismo: crescendo sem deixar ninguém para trás

"O nosso principal capital são as pessoas, e como empresa precisamos estar conectados com o que existe de melhor no mercado para nos posicionar de forma cada vez mais competitiva, com serviços que atendam às necessidades do segmento. Para isso é necessário investir nos cooperativistas, nossa razão de existir". Assim explica o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, sobre a importância da formação especializada do setor.

Atualmente, o Brasil conta com 7.063 cooperativas de diversos setores econômicos, reunindo cerca de 14 milhões de pessoas e gerando mais de 400 mil empregos diretos. As cooperativas estão presentes em todos os Estados e contribuem diretamente com a economia de 1.715 cidades brasileiras.

Minas Gerais é o segundo maior Estado em número de cooperativas do Brasil e o 4º em quantidade de cooperados, somando mais de 1,5 milhão de pessoas. Além disso, as cooperativas mineiras são responsáveis pela geração de cerca de 40 mil empregos.

Para atender a todo esse contingente, o Sescoop-MG investe em cursos, treinamentos, workshops, eventos e seminários com foco nas demandas das cooperativas. Segundo dados da Unidade Nacional, foram realizados três milhões de atendimentos em ações de responsabilidade socioambiental e promoção social, no ano passado, sendo que 99% dos cursos oferecidos são gratuitos.

Com informações do Sistema OCB

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100