OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

12/02/2019
Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão traz novidades em 2019

Uma das premiações mais esperadas pelo setor, o Prêmio Sescoop Excelência em Gestão, que agora passa a se chamar: Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, está com inscrições abertas até 30 de abril, e com novidades para os participantes.

Em sua 4º edição, a primeira novidade no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, é a mudança do nome e logomarca, além da possibilidade de cooperativas singulares, centrais e federações se inscreverem. Também foram criadas duas categorias distintas para avaliar: cooperativas que são reguladas (pelo Banco Central ou pela ANS) e cooperativas que não são.

Vale destacar que o questionário Governança, que as cooperativas preenchem no PDGC, está muito mais robusto e completo. "Uma expressão do crescimento que nossas cooperativas têm demonstrado. O programa está em constante adaptação para acompanhar esse desenvolvimento", comenta a gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela.

Para se inscrever é necessário responder os Diagnósticos de Governança e Gestão e a Autoavaliação do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e confirmarem, ao final, a inscrição no prêmio, disponível pelo site.  

Sobre o Prêmio

A cada dois anos, o certame reconhece as cooperativas brasileiras - participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)  que se destacam por sua gestão e governança. O Prêmio é o reconhecimento em nível nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do modelo de negócio.

As etapas do prêmio serão: definição do limite mínimo de pontuação para os diagnósticos de Governança e Gestão e Análise Qualitativa dos Relatórios; comprovação do atendimento aos requisitos mínimos da identidade cooperativista, regularidade fiscal e sua regularidade com o Sescoop e OCB; visitas de avaliadores para validação das informações disponibilizadas na autoavaliação; análise qualitativa do Relatório de Avaliação de todas as participantes; e avaliação da banca julgadora para definição das faixas de reconhecimento e destaques.

As informações sobre o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão - Ciclo 2019 estão disponíveis no site.

Cooperativas mineiras

Em 2017, Minas Gerais contou com participantes em todos os níveis de maturidade, sendo que 18 cooperativas do Estado foram premiadas, 44% do total das contempladas. Ao todo foram seis Bronzes, oito Pratas e um Ouro na categoria Primeiros Passos; um Bronze e uma Prata na Compromissos com a Excelência; e um Ouro na Rumo à Excelência, que gerou ainda a premiação de Destaque para Unimed-BH.

Para a 4º edição do Prêmio a expectativa das cooperativas mineiras é permanecer no pódio mostrando a excelência de gestão no segmento. 

"Nossa intenção é buscar o Ouro este ano. Na edição anterior, ganhamos o Bronze. Para tal, toda da equipe do Sicoob Divicred está trabalhando para isso", ressalta Urias Geraldo de Sousa, presidente da cooperativa, que foi premiada na categoria Primeiros Passos em 2017.

Segundo a presidente do Sicoob Cosmipa, Zélia Maria Laves Rabelo, mesmo sendo agraciados com a faixa Prata, também nos Primeiros Passos na edição anterior, as projeções são de melhoria da colocação este ano. "Nossa intenção é melhorar e trazer novas técnicas para incrementar não só o resultado no PDGC, mas também o resultado da cooperativa, que é tão importante quanto o reconhecimento da excelência de gestão", avalia.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100