OCEMG / SESCOOP / MG

Giro Cooperativo

Home > Fique por Dentro > Giro Cooperativo

29/01/2019
Coopatos distribui mudas de capim aos cooperados

A inconstância das chuvas tem provocado grandes perdas aos produtores de Patos de Minas e região, trazendo dificuldades de produção de silagem em áreas de sequeiro. No entanto, reafirmando seu princípio cooperativista de antecipar os problemas e levar as melhores soluções para a comunidade envolvida, técnicos da Coopatos acompanharam o desenvolvimento de um estudo de viabilização de um novo capim chamado BRS Capiaçu, de alto rendimento para produção de silagem, desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite.

José Francelino Dias, presidente da Coopatos, conta que o objetivo da ação foi o de reduzir os custos de produção dos cooperados, além de melhorar a qualidade do capim. "Distribuímos, aproximadamente, 60 mil mudas de BRS Capiaçu a 30 cooperados fornecedores de leite, em uma primeira etapa de repasse de mudas. A BRS Capiaçu se destaca das demais cultivares de capim¬ elefante por apresentar resistência ao tombamento, facilidade para a colheita mecânica, ausência de pelos e touceiras eretas e densas. Ela inova, ainda, na versatilidade por permitir o uso da capineira, podendo produzir silagem de boa qualidade ou fornecida como picado verde no cocho", explica.

Segundo Dias, com a realização do estudo, comprovou-se que a silagem de BRS Capiaçu constitui alternativa de fonte de suplementação volumosa barata e de boa qualidade para uso em sistemas de produção de leite. "Uma segunda etapa de repasse de mudas aos cooperados está em planejamento e a expectativa é que em 2019 as pessoas encontrem essa muda em qualquer propriedade dos nossos produtores. O novo capim apresenta cerca de três vezes a produção de biomassa obtida com as culturas de milho e sorgo. Não podemos esquecer que a silagem de BRS Capiaçu também é tolerante ao estresse hídrico, portanto, é uma boa alternativa ao cultivo do milho em regiões com alto risco de ocorrência de veranicos", finaliza.

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100