OCEMG / SESCOOP / MG

Giro Cooperativo

Home > Fique por Dentro > Giro Cooperativo

17/12/2018
Expocaccer aprova novo Estatuto Social em Assembleia Geral Extraordinária

No dia 4 de dezembro, os cooperados da Expocaccer aprovaram, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), a Proposta de Reforma Estatutária. O Estatuto Social em vigor foi modificado pela última vez em 2004 e, por isso, entendeu-se que o documento carecia de reforma, a fim de estar alinhado com a visão inovadora da cooperativa que completou 25 anos em setembro deste ano.

Entre os pontos de mudança avaliados, destacam-se a alteração da Estrutura do Conselho de Administração, com redução de 15 para 7 membros; a estruturação de uma Diretoria Executiva Profissional e a criação de fundos para fortalecimento financeiro da cooperativa. A proposta foi votada pelos cooperados presentes, que aprovaram o novo documento por unanimidade.

A reforma no Estatuto Social da Expocaccer foi no sentido de modernizar e inovar ainda mais a gestão e a condução dos negócios da cooperativa. Para tal, criou-se um grupo de estudos que discutiu as questões relativas ao documento ao longo de seis meses. Houve ainda a participação dos cooperados, com acesso à proposta de reformulação com antecedência e coleta de sugestões realizada na sede da cooperativa.

"Acredito que, na AGE, fizemos algo extremamente importante e audacioso, pois algumas modificações que introduzimos ao Estatuto são de um avanço grande, e poucas cooperativas no Brasil têm o que nós aprovamos em termos de avanço", ressaltou o conselheiro administrativo e coordenador da proposta da reforma do Estatuto, Maurício Carvalho Brandão.

Ele exemplificou os principais pontos de modernização no documento: "A criação de uma diretoria executiva profissional é algo que já fazíamos, mas agora estruturamos esta gestão, sendo um passo muito importante. A alteração do Conselho foi feita como consequência disto, logo, reduziu-se o número de conselheiros para que cada membro seja mais pertencente ao Conselho, e, principalmente, o sistema de se dividir os prazos e términos dos mandatos, oferecendo a oportunidade de, em todo ano, renovar o Conselho em parte".

O Estatuto segue para registro nos órgãos competentes para que as mudanças validadas sejam incorporadas à gestão da cooperativa.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100