OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

11/12/2018
Conselheiros de cooperativas participam do Prodeccoop Saúde

Ativos Intangíveis das Cooperativas foi o tema do 8º Módulo do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros das Cooperativas do Ramo Saúde (Prodeccoop Saúde), realizado no dia 6 de dezembro, na sede do Sistema Ocemg.

Para abordar o assunto com o grupo, o professor da Fundação Dom Cabral (FDC), José Valério Macucci, falou sobre a quarta revolução industrial e sua influência sobre a relação das pessoas com os serviços, mencionando os processos democráticos e o cooperativismo.

Um ativo intangível é aquele que não possui existência física, mas que está diretamente ligado à perenidade do negócio. Segundo o professor, é a partir do propósito de uma organização que se chega aos ativos intangíveis. "E se cultura empresarial está muito ligada ao propósito da empresa, vemos aí um diferencial de mercado", frisou dando o exemplo das organizações que possuem o DNA cooperativista.

"Desde o início, o Prodeccoop Saúde vem abordando assuntos que são bastante relevantes para o cooperativismo, como liderança, governança, gestão, ou seja, está sendo muito positivo", comentou Gisele Neves Martins, conselheira da Unimed Machado.

Segundo o diretor comercial e conselheiro da Unimed Sete Lagoas, Eduardo Menezes, a experiência no Prodeccoop Saúde está sendo útil no dia a dia. "Pela primeira vez estou como diretor e é também o primeiro curso que faço na casa. Está me ajudando muito, principalmente, para ter uma visão melhor sobre o cooperativismo", disse.

Paulo Gil, conselheiro da Unimed Circuito das Águas, em São Lourenço, chamou atenção para o fato de que que a prática dos conteúdos estudados no curso não é imediata no cotidiano da cooperativa, mas vem na forma de uma mudança de mentalidade. "Nas reuniões de Conselho, conseguimos trocar ideias com os demais membros que já participaram do treinamento e o resultado é fantástico", afirmou.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100