OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

31/10/2018
Cooperativas mineiras se destacam no Prêmio SomosCoop

Em sua 11ª edição, o Prêmio SomosCoop - Melhores do Ano reconheceu, na noite do dia 30 de outubro, em Brasília, as boas práticas de cooperativas de todo o país que trouxeram benefícios comprovados aos cooperados e às comunidades em que atuam. Das 21 finalistas, quatro cooperativas mineiras estiveram representadas por meio de cinco projetos. Ao todo, 267 cooperativas brasileiras inscreveram 437 projetos em sete categorias - sendo que 48 instituições de Minas Gerais submeteram 71 iniciativas.

Coopatos, Sicoob Carlos Chagas, Unimed Federação e Sicoob Credigerais foram premiadas em cinco diferentes categorias, mostrando a abrangência das ações no Estado. 

Concorrendo em duas categorias, a Coopatos levou a primeira colocação em Intercooperação, com o projeto "Consórcio Cooperativo"; e ficou em 3º lugar em Desenvolvimento Sustentável, com a "Revitalização do Córrego do Limoeiro - Estação Ecológica Coopatos e Projeto Recriar". Segundo José Francelino Dias, presidente da cooperativa, a premiação coroa a dedicação de muitas pessoas. "Essa conquista não é apenas um prêmio, mas o resultado de um trabalho em equipe, da nossa busca por ferramentas em favor dos nossos cooperados e da população da cidade. Ao recebermos esses troféus, entendemos que é preciso continuar trabalhando e estimulando mais pessoas e também outras cooperativas a aderirem essas ações", afirmou.

Em segundo lugar na categoria Fidelização, a Unimed Federação Minas investiu no "Programa de Relacionamento com o Cooperado". Para o presidente da organização, Luiz Otávio Fernandes Andrade, a aproximação com o associado é uma atividade intrínseca ao segmento cooperativista. "Uma vez que a Unimed Federação Minas tem como missão representar política e institucionalmente as Unimeds mineiras, valorizando o trabalho médico através do cooperativismo, justifica-se que a Federação tenha interesse em criar um programa de relacionamento que busque alternativas para compatibilizar os interesses das cooperativas médicas Unimed e dos médicos cooperados", frisou.

Vencedor na categoria Inovação e Tecnologia, o Sicoob Credigerais desenvolveu o projeto "IFISI: Incluindo Vidas pela Educação Criativa". "Para nós, o mais importante de todo o investimento nessa ação é aquele aluno da periferia, em situação de risco, que encontra a oportunidade de vislumbrar um futuro por meio da inovação, da tecnologia. Essa é a nossa maior gratificação", agradeceu o presidente da cooperativa, Darcy da Silva Neiva Filho.

O Sicoob Carlos Chagas levou o terceiro lugar em Cooperativa Cidadã, por meio do projeto Sicoob de Olho no Futuro. Com números relevantes, a ação contemplou 6.429 alunos da rede pública de seis cidades da região do Vale do Mucuri, que receberam atendimento oftalmológico e óculos. "Foi muito importante para nós termos sido reconhecidos por essa iniciativa. Buscamos sempre manter presença ativa com ações nas cidades em que atuamos", ressaltou o presidente da cooperativa Valdei Costa Barbosa.

Melhores do ano

"Todas as cooperativas brasileiras e as participantes do Prêmio SomosCoop são vitoriosas, pois o nosso movimento transforma a realidade das comunidades e das regiões onde estão inseridas. A cada dia nossas cooperativas colocam um tijolo na construção de um Brasil cada vez melhor e mais justo. É preciso parabenizar e destacar o trabalho de todas elas, nos 13 ramos de atuação do cooperativismo", afirmou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, durante o evento.

A cerimônia contou com a participação de lideranças cooperativistas, autoridades políticas e outros parceiros do movimento. Na ocasião, ocorreu também o lançamento nacional do selo SomosCoop, que vai identificar produtos e serviços de cooperativas.

A premiação reconheceu as iniciativas das cooperativas levando em consideração sete categorias: Comunicação e Difusão do Cooperativismo, Cooperativa Cidadã, Cooperjovem, Desenvolvimento Sustentável, Fidelização, Inovação e Tecnologia e Intercooperação.

Os jurados analisaram 437 projetos de 267 cooperativas de 20 Estados, o que representa um aumento de 25% do número de inscrições em relação à última edição. Dos 13 ramos que englobam o sistema cooperativista, destacam-se os projetos ligados ao agropecuário, crédito, saúde e trabalho. Minas Gerais e Santa Catarina lideraram a participação por Estados. Do total de projetos inscritos, 71 eram mineiros, vindos de 48 cooperativas de Minas Gerais.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100