OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

03/08/2018
Sistema OCB divulga cartilha e vídeos sobre voto consciente nas eleições

Ciente da responsabilidade do setor e de cada cooperado no processo eleitoral, o Sistema OCB lançou, no final de julho, a cartilha Cooperativismo e Eleições, além de uma série de vídeos sobre o tema.

O material é destinado a cooperados e empregados de cooperativas, bem como seus familiares e toda a sociedade. A Unidade Nacional frisa que a participação democrática do associado é um diferencial desse modelo de negócio em relação aos demais, mas que isso não se restringe ao universo da cooperativa. É preciso tomar parte do processo eleitoral de forma consciente, escolhendo aqueles que serão responsáveis pela formulação das leis e políticas públicas do Brasil.

Marcadas para 7 de outubro, em primeiro turno, e 28 do mesmo mês, nos casos de segundo turno, as eleições terão disputas para os cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador de Estados e do Distrito Federal, senador e deputado federal, estadual e distrital.

O voto, além de ser um dos principais direitos do cidadão é, também, um de seus maiores deveres, pois é por ele que o cidadão elege os seus representantes nos poderes Executivo e Legislativo.

No Brasil, o voto é obrigatório para as pessoas alfabetizadas maiores de 18 anos e menores de 70 anos, sendo facultativo para pessoas com idades entre 16 e 18 anos, maiores de 70 anos e analfabetos. E, tão importante quanto votar com consciência, é acompanhar e cobrar o candidato durante o mandato.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, cada cooperado deve fazer desse dever cívico um direito, um espaço para ratificar o seu compromisso com um futuro diferente. "A partir do voto, escolheremos aqueles que irão nos representar nacionalmente e também em nosso estado ou distrito, então, pesquisar sobre a vida política dos candidatos, o trabalho desenvolvido anteriormente, assim como sobre seu conhecimento e compromisso com o cooperativismo, é um dos pontos fundamentais para uma tomada de decisão responsável. E as cooperativas, com a realização de debates entre os políticos, podem contribuir diretamente para essa reflexão", avalia Márcio Freitas.

(Com informações: Portal OCB)
 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100