OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

09/03/2018
Cooperativismo de crédito é destaque na Revista Exame

Uma das mais influentes publicações de negócios do Brasil, a Revista Exame produziu uma matéria sobre o crescimento do cooperativismo de crédito no Brasil. A reportagem aponta que o cenário para as cooperativas do ramo tem se mostrado mais favorável do que para os grandes bancos públicos e privados do país.

De acordo com dados do Banco Central, quase 1,5 mil agências de instituições financeiras fecharam no ano passado, um número recorde para o setor. Na contramão, o Sicoob abriu no mesmo período 165 novos postos de atendimento, em 141 municípios brasileiros, uma expansão de 5,7%.

Os números do Sicoob impressionam e dão à organização o status de quinta maior rede de atendimento do Brasil, com 2.679 unidades em todo o país, além de congregar cerca de quatro milhões de cooperados. No geral, o cooperativismo de crédito no Brasil soma 8,8 milhões de associados, em 1.041 cooperativas e 5.633 Pontos de Atendimentos (PAs).

Essa expansão do cooperativismo de crédito em território nacional aponta para uma descentralização do mercado de instituições financeiras do Brasil. Isso porque as cooperativas levam oportunidades de transações econômicas a custos menores e fomentam o desenvolvimento local, mantendo o dinheiro circulando nas cidades e regiões em que atuam. E como qualquer banco, essas instituições oferecem um extenso leque de produtos e serviços, além de participação nos resultados.

A expansão das cooperativas de crédito se deu tanto no meio físico - com a abertura de 700 PAs pelo país nos últimos cinco anos -, como no meio digital, já que 71% das operações do Sicoob vêm do meio online.

A expansão do número de PAs faz parte da estratégia cooperativista de manter-se próximo ao cooperado, esteja onde ele estiver. O Sicoob, por exemplo, é a única instituição financeira presente em em 200 municípios brasileiros. permitindo que mais de 1,2 milhão de pessoas não atendidas pelo sistema bancário tradicional fossem incluídas por meio do cooperativismo de crédito.

Para ler a matéria da Revista Exame na íntegra, clique aqui.

 

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100