OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

02/03/2018
Sistema Ocemg realiza curso para futuros conselheiros

Uma vez por ano o Sistema Ocemg promove o curso Preparatório para Candidatos aos Conselhos de Administração e Fiscal, reunindo cooperativistas que desejam concorrer a cargos estatutários na sucessão de suas cooperativas. A edição de 2018 está sendo realizada nos dias 1º e 2 de março, na Casa do Cooperativismo Mineiro, para 22 pessoas.

O curso aborda a história do cooperativismo, aspectos legais relativos ao setor e ao cargo de conselheiro na cooperativa, as atribuições e responsabilidades do conselheiro, dentre outros assuntos que afetam diretamente a atuação dos órgãos sociais das cooperativas. O instrutor Luiz Humberto de Castro abordou, com maior ênfase, o conteúdo e aplicação da Lei 5.764/71, enquanto principal balizador da governança cooperativista e do exercício dos conselheiros.  "Como é possível uma pessoa ser conselheira de uma cooperativa se não está por dentro da lei que rege o setor no Brasil?", provocou.

Luiz Fábio Pereira, cooperado e conselheiro fiscal da Coopacer, de São Gotardo, falou sobre seu anseio ao participar do curso. "Quero ter mais conhecimento para desempenhar bem as funções no Conselho, orientar, fiscalizar e dar sugestões para contribuir no trabalho e desempenho da cooperativa", disse.

"Já fiz esse curso em outra oportunidade e estou de volta para me reciclar, relembrar alguns aprendizados e checar se algo foi implementado nos últimos anos. Entendo que, além da fiscalização, também temos que ter uma visão da harmonia da cooperativa e ter sempre o objetivo de ajudar quem atua na gestão", frisou o conselheiro fiscal da Coopertramon, de João Monlevade, Paulo Roberto Corrêa.

Cooperado e delegado do Sicoob Nossacoop, Cid Antônio Moraes, visa se preparar para uma possível colocação no Conselho Administrativo. "Nunca atuei como conselheiro, mas não escondo meu interesse em ocupar essa posição. Talvez, porque, como estou há muito tempo próximo aos cooperados, acredito que possa contribuir para a cooperativa", contou.

O Sistema Ocemg entende que o curso favorece a profissionalização da gestão das cooperativas e convida candidatos ao cargo de conselheiro a participar da Formação de Candidatos aos Conselhos de Administração e Fiscal, visando contribuir com o contínuo desenvolvimento das suas organizações.

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100