OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

22/01/2019
Coop Encena marca presença em Carmo Do Cajuru

Com o objetivo de difundir as artes cênicas, a solidariedade e o cooperativismo, o Sistema Ocemg realizou a primeira edição do ano do Coop Encena, na cidade do Carmo do Cajuru, no último dia 17.  O projeto acontece há mais de 15 anos e leva apresentações teatrais itinerantes para todos os cantos de Minas Gerais em parceria com as cooperativas, onde os ingressos são trocados por dois quilos de alimentos não perecíveis.

Nesta edição, o público se divertiu com o espetáculo "La Nonna". A peça narra a trajetória da matriarca de uma típica família italiana, que se junta ao redor da mesa para comer, conversar e resolver os problemas do dia a dia.  Segundo Cláudia Mello, analista do Sistema Ocemg, o evento foi bastante positivo. "Arrecadados 666 quilos de alimentos, 333 ingressos foram trocados e 330 pessoas participaram no dia", conta.

Para Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, o Coop Encena é muito mais que um momento de lazer para o público cooperativista. "É uma ação que alia cultura com responsabilidade social, pois os alimentos arrecadados na troca dos ingressos são destinados a instituições beneficentes locais, e isso é um convite para as pessoas refletirem sobre a importância do bem-estar e da partilha - fundamentais para nutrir nossos ideais e sonhos. Além disso, ajuda a movimentar a economia das localidades e está sintonizado com o sétimo princípio do cooperativismo: do interesse pela comunidade", explica.

De acordo com José Nilson Rabelo de Camargos, presidente da Cooperativa dos Transportadores Escolares e Alternativos e de Cargas de Carmo do Cajuru (Coopertecc), a iniciativa é muito importante para a cidade. "É a segunda vez que participo do projeto Coop Encena e o evento demonstra muita união e parceria entre organizadores e o público. Além disso, é muito bom ver que os cooperados estão interessados em participar", conta.  Segundo José Neuton Rabelo, presidente do conselho do Sicoob Carmocredi, o evento é muito interessante, pois reafirma o compromisso da cooperativa de promover seu lado social, além de movimentar a cidade como um todo. "Vim com a minha família e fiquei muito satisfeito com o que vi no Coop Encena. A cidade inteira se mobilizou para participar e mostramos que nossa cooperativa está engajada com outros projetos. Espero que a cidade receba mais eventos assim", diz Rabelo.

Trajetória
Em 15 anos de existência, os números do Coop Encena são impressionantes: as apresentações teatrais já alegraram mais de 57 mil pessoas, em 106 cidades mineiras, com arrecadação de mais de 110 toneladas de alimentos na troca pelos ingressos, beneficiando 293 entidades filantrópicas no Estado. A ação se baseia nos princípios cooperativistas de Educação, Formação e Informação e pela Comunidade.  Em 2018, o projeto Coop Encena levou espetáculos para nove municípios e contou com um público de 3.695 pessoas e a participação de 19 cooperativas. Foram arrecadados 7.611 quilos de alimentos, que beneficiaram 25 instituições.

 

Veja mais:

Mais Notícias

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h